sábado, 21 de janeiro de 2012

Todo artista tem de ir aonde o povo está


Este post sobre a aula de quinta feira com Felipe Matos poderia também ter o título de: “Tira a bunda da cadeira” ou simplesmente, “Market Assessement”!  Desde terça estamos assistindo aulas e fazendo exercícios práticos para nos prepararmos para a apresentação sobre o problema e o mercado do nosso projeto na segunda, 23 de janeiro.  Na terça, treinamos a pergunta pivô, na quarta, desenvolvimento ágil de projetos e teste de viabilidade e ontem falamos sobre análise de mercado.

teste, teste, teste e teste de novo

E uma frase inspiradora deixou bem claro no início do que se tratava o Market Assessement:

"Onde cruzam meus talentos e paixões com as necessidades do mundo, lá está o meu caminho"

Precisamos descobrir essas reais necessidades, convencer as outras pessoas dela e, principalmente, convencer a nós mesmos. Lembrei-me de alguns empreendedores que sempre destacam em sua fala a importância de se pensar nas oportunidades presentes nos grandes problemas, nos gargalos, em necessidades muito específicas, e, em inclusive, fazer as pessoas felizes



Mas como? Como detectar essa real necessidade? Em primeiro lugar, geralmente, o empreendedor percebe essa necessidade por meio de um problema vivido, uma situação vivenciada individualmente ou em sua comunidade. A diferença entre essa percepção e a criação de uma proposta de valor que gere negócios é justamente a validação da necessidade junto aos clientes potenciais.
Para isso é que devemos tirar a cadeira da bunda, ir aonde o povo está. Felipe nos deu exemplos reais de farmers das outras edições do Startup Farm e como eles trabalharam duro para testar suas hipóteses de necessidades e problemas junto aos clientes. O time da Easy Táxi do Rio de Janeiro participou do churrascão dos taxistas no Rio de Janeiro e entrevistaram mais de 400 profissionais!

Descobertas assim ajudam a criar os chamados oceanos azuis, novos mercados com produtos compostos de atributos exclusivos que se destacam por alto grau de diferenciação. Tive contato pela primeira vez com este tema no Reality Show Empreendedores Criativos que participei em São Paulo com a palestra de Leonardo Brant.



Estamos todos muito envolvidos nesta tarefa agora. Alguns farmers já estão com suas pesquisas prontas e em campo. Gostaria de compartilhar com vocês e pedir a ajuda para que participem dessa busca pela reposta de novas soluções para o mundo! =)


Ajude-nos nas pesquisas pela internet, responda todas as pesquisas ou aquelas com as quais
você mais se identifica como cliente/consumidor/pessoa. Muito obrigada!


Mutz, Guia Colaborativo de Museus. http://ow.ly/8BqTX

Click Doe, plataforma de doação de recursos para projetos sociais. http://ow.ly/8BqVZ

Vídeos Interativos, interação com vídeos que você assiste na TV ou na Web. http://ow.ly/8BqYD

MiCasaSuCasa, transporte público e carona. http://ow.ly/8BrYv       

Cucco, agendamento de serviços. http://ow.ly/8Br3I


Musical Taste, isso tem som de quê? http://ow.ly/8D8Yj

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