segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Customer Development


Rafael é um nome de origem hebraica que significa “Deus cura” ou “Curado por Deus”. Os dois últimos dias com os palestrantes chamados Rafael Lima e Rafael Duton foram bem sugestivos em relação aos seus nomes.

Conhece algum Rafael?
Conhece essa imagem? Claro, né! Ela se chama Putti é uma obra do artista renascentista Rafael Sanzio e está em exposição na Pinacoteca dos Mestres Antigos em Dresden, Alemanha.


E esse aí? Bom, esse é o Rafael dos Anjos, campeão do Prêmio de Finalização da Noite do UFC 112.

Com Rafael Lima, do Workshop Bootstrappers, pudemos experimentar o que chamei de Educação Empreendedora de Alto Impacto. Com Rafael Duton, da aceleradora 21212, aprendemos a nos curar da paixão pela ideia por meio de processos de testes e validação do problema junto ao mercado.

Rafael Duton continuou conosco nos desafios do Customer Development destacando, principalmente, a importância das duas primeiras partes do processo. Esta é uma metodologia criada por Steve Blank, tutor do Eric Ries, do Lean Startup.

Modelo do Customer Development


A maior parte da energia das startups deve ser empregada no Customer Discovery e Customer Validation, as duas seguintes, Customer Creation e Company Building, são operacionais.

Segredo 1: investidores aplicam money, em sua maioria, em startups que passaram bem pelas duas primeiras e já estão nas duas últimas.  

Segredo 2: empreendedores apaixonados por ideias e de saco cheio de processos precisam se curar dessa teimosia e aprenderem a rodar o pivô!

Segredo 3: Pivotar não é acordar de manhã e mudar de ideia, é espremer TODAS as possibilidades referentes a ideia inicial junto ao mercado e ao cliente com o mínimo de recursos possíveis.   

Saímos dessa aula realmente convencidos de como é possível empreender com poucos recursos e muitos esforços aplicados a processos de experimentação.


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