terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O problema é grande, né? Mas, 4 minutos...

Ontem foi a primeira prova de fogo do Startup Farm. Organizar o Farmers on Beer foi ficha! O desafio dessa vez: apresentar o problema e o mercado do nosso projeto em 4 minutos. Bom, na verdade:

  1. Apresentar o problema, quem está sofrendo, porque precisa de ser resolvido;
  2. Apresentar o mercado, tamanho e potencial;
  3. Levantar hipóteses sobre o problema;
  4. Comprovar ou refutá-las por meio de pesquisas de validação com os sujeitos;
  5. Rá, em 4 minutos e com um alemão na banca!


Tudo bem, o alemão está a 10 anos no Brasil e fala português, mas, depois que terminei minha apresentação ele disse: “foi muito rápido”. Acho que fiquei tão esbaforida que ele nem conseguiu entender. O melhor foi a expressão facial dos jurados, do tipo: Museu? O que essa pessoa está fazendo aqui? Ahhaahahhaahhahahah (Tô curiosa pra saber nossa nota)

Bom, quase não houveram perguntas, o Andreas (o alemão) apenas perguntou sobre a validação com os gestores sobre a parte que o Mutz irá receber pelas vendas das experiências culturais no site (falei muito rápido, acho que não deu pra entender).

Exercitar um pitch é sempre muito bom, muito positivo treinar sua capacidade de síntese e comunicação com quem não tem muito tempo para te ouvir e precisa dividir a atenção com mais de uma dezena de outros projetos.

Para mim, sobretudo, é uma reafirmação do nosso propósito, da razão de ser do nosso investimento de tempo, suor, dedicação, das nossas vidas em uma idéia. E ontem, o Felipe ..., um dos jurados mexeu conosco quando disse que alguns projeto, pelo tamanho de mercado, não se enquadram no conceito “clássico” de startup, ou seja, não tem grande poder de escala e alcance de milhares de milhões de pessoas.
Bom, acho que é o nosso caso, mesmo assim, sentimo-nos convencidos de prosseguir testando as ideias em torno do Mutz. Eu e o Guilherme conversamos a respeito disso na hora de ir embora e estamos unânimes de que estamos trabalhando em um projeto que não nos fará grandes em números, mas, grandes na capacidade de executar bem.  Para ilustrar, li hoje uma frase:
‎"A maioria das pessoas teria sucesso em coisas pequenas, se eles não estivessem preocupados com grandes ambições." (Henry Wadsworth)
É preciso se conhecer para saber aonde se quer chegar com um projeto, mas, essa tarefa nos mostrou o quanto é indispensável pesquisar a fundo o mercado que se quer conquistar. Um exemplo disso foi o Matt, da equipe do MiCasaSuCasa, que foi o último a se apresentar e nos surpreendeu dizendo que o “projeto morreu”. Ora, chegamos todos a conclusão que o projeto não morreu, ele foi testado e chegou-se ao veredicto de inviabilidade. Ou também, “empreendedor não morre, pivota”, como disse o Marcos Breder, do Musical Taste.
Está curioso para saber o que é pivotar? Continue acompanhando aqui. Essa semana vamos falar de protótipos e testes de MVP’s.
Crédito da frase do título: Fernando, do Dialysis

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