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Cheguei muito feliz na sala e ao mostrar para os amigos as folhas que eu havia impresso, a Rosi, simplesmente me humilhou com folhas gigantes impressas para todos os times!
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Ok, a Rosi não me envergonhou, ela me surpreendeu, aliás, a equipe do Startup Farm nos surpreende a cada dia, em cada atividade, em cada detalhe. E é por isso que estou amando tudo isso! Se você não está aqui, experimenta um pouquinho aí.
E o convidado especial da noite era o Juan Barnabó, aquele, que me ajudou a descobrir que eu era de business. Então, ninguém melhor que ele próprio para nos ajudar com Modelos de Negócios.
E ele iniciou perguntado quais eram nossas dúvidas em relação ao Business Model Generation e mais especificamente sobre o Canvas. Várias perguntas para Juan foram realizadas e ele nos devolveu questionando: "Pedra é produto ou processo?"
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produto ou processo? |
Sendo noiva de um geólogo (lindo!) e atuando em um Museu que tem como temática a mineralogia, o Museu das Minas e do Metal (lindo também!), não poderia deixar de responder: processo. Eu já havia ouvido essa problematização durante a palestra da especialista em Economia Criativa, Ana Carla Fonseca Reis, no Reality Show, Empreendedores Criativos.
Quer saber do que se trata Economia Criativa e qual a sua importância para o mundo das startups? Assista ao vídeo acima e saiba que o SEBRAE nacional está fazendo uma pesquisa entre empreendedores digitais para buscar soluções para nosso caso. Por isso, se você é um startupeiro, responda a esta pesquisa e, se achar relevante, fale sobre iniciativas como o Startup Farm e como elas podem nos ajudar em nossa jornada.
Juan nos mostrou como pendemos para ver coisas como produtos e não como processo. Ele chamou a nossa atenção para este aspecto porque grande parte dos empreendedores tendem a enxergar o Canvas como um produto, uma cartaz com post it que fica pregado na parede e nunca mais é revisto. Na verdade, o Canvas deve ser dinâmico porque ele lida com um cenário de extrema incerteza, experimentações e novas descobertas.
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Canvas do Mutz que preparamos naquela noite |
Para a noite continuar na temática da exploração mineral, Juan, disse que gosta muito da analogia sobre a busca por ouro. Startups em busca de modelo de negócios estão na fase da pesquisa e exploração do veios ou filões de minério, em busca da pepita. Senti-me me confortável porque esta é também a perspectiva do historiador, aquele que está sempre em busca de pistas e vestígios de uma história que muda sempre e está passível de alteração a cada nova pesquisa.
Mas, há o outro lado, o da operação. Depois da prospecção da mina, descoberta do ouro e dos estudos de viabilidade econômica, precisa-se de implantar a efetividade da exploração, para isso chamamos os caras com MBA! Sim, há possibilidade e oportunidades para todos. Precisamos entender nosso perfil e saber de que lado queremos atuar: na fase da pesquisa, descoberta e incerteza ou do lado da operação, gestão e resultados?
Se escolher ficar do lado da modelagem de negócio, pergunte sempre: quem estou servindo?
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